30 de dezembro de 2008

Critérios de Treinadores

Quem anda no futebol amador sabe perfeitamente que a principal razão que os movem são a sua grande paixão pelo futebol. Este será então o ponto de partida para o treinador, no planeamento da época, jogos e treinos.

Motivar uma equipa de futebol amador não é de todo fácil. Vejo com alguma frequência jogadores desmotivados, tristes, mau ambiente colectivo e até abandono de atletas dos seus respectivos clubes, tudo porque não existiu critérios bem definidos pelo treinador com base na razão descrita em cima.

De forma a minimizar o desgaste psicológico de uma época o treinador deverá por em prática critérios por ele definidos, sempre tendo em atenção que o amor pelo desporto é a causa nobre da presença dos jogadores e da equipa técnica.

Os critérios podem passar por:

Pontualidades nos horários dos treinos – os jogadores deverão saber que os treinos têm horários pré defendidos e que o não cumprimento dos mesmos sem justificação deverá ser punido, ex. coimas, exercícios, penalizações na elaboração da convocatória etc.……

Convocatórias – as convocatórias de jogadores deverão ser elaboradas segundo a seguinte ordem: 1º presença nos treinos, 2º pontualidade nos treinos 3º escolha do melhor grupo de jogadores para o respectivo jogo.

Jogos – a escolha do 11 para jogar deverá passar também pela ordem de seguimento das convocatórias.

O não comprimento rígido ao logo da época dos critérios pré definidos poderá levar a um descontentamento, desmotivação e até uma “anarquia” por parte dos jogadores; em vez disso “jogador “ que sabe que os critérios serão postos em prática, já sabe previamente com o que conta.

É preferível perder um bom jogador do que perder uma equipa.

Relembro que estes são apenas exemplos de critérios entre outros que poderão e deverão existir.

Sem comentários:

Enviar um comentário